sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

NOVA EXPOSIÇÃO DE BORDADOS

AMANTES DO BORDADO

Fizemos uma nova exposição virtual de bordados no Página Cultural: 

Netos e avós, memórias de brincadeiras

http://paginacultural.com.br/exposicao-de-bordados/



Bordado: Aviõezinhos de papel. Bordadeira: Olinda Evangelista, Florianópolis, SC.




Bordado: Balanço. Bordadeira: Noriko, São Paulo, SP.




Bordado: Bola de meia. Bordadeira: Flávia Orofino, Florianópolis, SC.



Bordado: Bolinha de sabão. Bordadeira: Olga Durand, Florianópolis, SC.




Bordado: Brincando de cirquinho. Bordadeira: Joana Salles, São Paulo, SP.




Bordado: Cama-de-gato. Bordadeira: Silvia Zanata, Florianópolis, SC.




Bordado: Cantiga de roda. Bordadeira: Cris Silvares, São Paulo, SP.





Bordado: Aprendendo a bordar. Bordadeira: Sonia Padaratz, Florianópolis, SC.




Bordado: Passa, passa, gavião. Bordadeira: Sonia Bianco, São Paulo, SP.




Bordado: Ratoeira. Bordadeira: Rozi Couto, Florianópolis, SC.




Bordado: Serra, serra, serrador. Bordador: Paulo Oliveira, Ribeirão Preto, SP.



Bordado: Teatrinho do vovó. Bordadeira: Vilma Simas, São Paulo, SP.




Capa do livro 
Organizadoras: Olinda Evangelista (SC), Olga Durand (SC)
Netos e avós, memórias de brincadeiras

O Página Cultural traz, para a apreciação de seus frequentadores, uma nova exposição de bordados. Com o tema Netos e avós, memórias de brincadeiras, as bordadeiras e o bordador divulgam as imagens do livro de mesmo nome, publicado pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (PR) este ano e a ser lançado em março. Para as organizadoras do livro, Olinda Evangelista e Olga Durand , “os artistas e seus bordados multiplicam tradições próprias do bordado, assim como dos lugares e tempos em que frutificam. Os bordados exprimem sentimentos e emoções, assim como conhecimento.” O livro será distribuído gratuitamente à rede pública municipal de ensino, possibilitando “o estudo e a vivência de brincadeiras e brinquedos, favorece o debate acerca do bordado como arte, permite refletir sobre relações entre netos e avós mediadas pela brincadeira, tradicional ou inventada em conjunto.” A exposição promovida pelo Página Cultural apresenta o resultado de um trabalho coletivo e generoso com o bordar. Para as organizadoras, “As fascinantes brincadeiras escolhidas e a maestria de quem as bordaram compõem um legado e uma forma de ensinar a arte do bordado”. Alice Giraldi, no Prefácio, considera que as “brincadeiras realmente faziam parte do dia-a-dia das crianças de algumas décadas atrás. E alguns de nós – aqueles que tiveram mais sorte – ainda puderam ter como inspiração uma avó ou um avô que nos ensinaram e compartilharam conosco muitas das brincadeiras mais tradicionais do Brasil, que então eram transmitidas oralmente, passando-as, assim, de geração em geração.” Com essa ideia concorda Eloisa Rocha, na contracapa do livro: “Entre gerações as brincadeiras, preservadas nas memórias, permitem realizar o desejo de estar junto, explorando tessituras que confrontam o certo e o incerto, ordem e desordem na busca do ao belo, mas também a prazerosa repetição do mesmo, muitas vezes as brincadeiras.”
O Página Cultural afirma, com a presente exposição, seu comprometimento com a difusão das inúmeras linguagens artísticas e da cultura brasileira.

Um comentário:

VANIA BEATRIZ disse...

ESTIMADAS organizadoras do livro,

Que palavras usar para falar do que os bordados evocam com sua imaginativa lembrança sobre brincadeiras? Só sei que eles me trouxeram algo sutil ...como o sabor bom das brincadeiras.