sábado, 12 de abril de 2014

Orientadora, sempre orientadora...

Dizem que não existe ex-orientadora... Bem, esse bordado fiz para minha "orientadora" de Doutorado, Mirian Warde... Depois do inteiro, vêm os detalhes... Ficou bem lindinho...















ESSA ÁRVORE BORDEI PARA O OLAF...

Em dezembro fui passar uns dias na Alemanha na casa de Olaf e Marlise. A generosidade deles me animou a fazer um bordado... Fiz uma árvore com os dois... Depois da árvore completa, tem os detalhes...


















Bordado para o CALPE

Esse bordado fiz para o Centro Acadêmico Livre de Pedagogia  (CALPE), do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Esse é o completo. Depois vieram os detalhes...













Bordado de Olinda Evangelista, 2013

domingo, 6 de abril de 2014

Lançado Livro Mulheres de Outrora, Bordados de Agora

MULHERES DE OUTRORA, BORDADOS DE AGORA

Dia 28 de março de 2014 foi lançado na sede da Universidade Estadual de Maringá o livro MULHERES DE OUTRORA, BORDADOS DE AGORA, organizado por Olinda Evangelista e Jaci Ferreira. O livro foi publicado pela EDUEM.



Os interessados podem adquiri-lo no endereço: http://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=catalog/8&page=1

Nova exposição de bordados - Mulheres de Outrora, bordados de agora


Mulheres de outrora, bordados de agora

Marlise Bassfeld-Muhme – Editora, psicanalista. Reside na Alemanha.
Trata-se de uma belíssima obra produzida a muitas mãos que se entregam à fascinante aventura de homenagear a memória de quinze admiráveis brasileiras dos séculos 19 e 20.
Quatorze mulheres e um homem, engajados e atuantes em diferentes áreas, apresentam, por meio da arte e das técnicas do bordado, a emblemática trajetória de mulheres que se destacaram nas artes, nas ciências, na cultura.
Acima de tudo, elas se tornaram inesquecíveis por se reconhecerem no desejo de exercer, até o limite, a própria condição humana. Quebraram tradições, criticaram injustiças, propuseram mudanças, transformaram a realidade. Deixaram marcas pelo seu caráter excepcional, corajoso, visionário, por terem tantas vezes observado o modo de se tecerem as horas, até que se tornassem referência para as atuais e futuras gerações.
Por sua vez, ao escolherem as linhas, os tecidos e os pontos de seus bordados de agora, os talentosos artistas das agulhas nos ensinam que, na vida, é preciso decidir sobre as cores de cada dia.
Ao tomar contato com este primor de publicação, o leitor bem poderia aceitar o convite para mergulhar nos encantos do bordado e no enfrentamento dos desafios de seu tempo – coletivos ou singulares – para assim também poder, cada vez mais, fazer com arte o próprio destino. Por que não?
Anabea Cerisara - SP

Chiara Viscomi - SP

Daniella Michelin - MG

Jaci Ferreira - SP

Lucia Higuchi - SP

Luciana Spina - SP

Maria Beatriz Cabral de Moura Coutinho - SP

Olga Celestina Durand - SC

Olinda Evangelista - SC

Paulo Oliveira - SP

Silvia Zanatta - SC

Sonia Beltrame - SC

Suely Galli - SP

Usha Roig - SC

Vilma Simas - SP


- See more at: http://paginacultural.com.br/artes/mulheres-de-outrora/#sthash.wIzR0s6r.dpuf