domingo, 6 de abril de 2014

Nova exposição de bordados - Mulheres de Outrora, bordados de agora


Mulheres de outrora, bordados de agora

Marlise Bassfeld-Muhme – Editora, psicanalista. Reside na Alemanha.
Trata-se de uma belíssima obra produzida a muitas mãos que se entregam à fascinante aventura de homenagear a memória de quinze admiráveis brasileiras dos séculos 19 e 20.
Quatorze mulheres e um homem, engajados e atuantes em diferentes áreas, apresentam, por meio da arte e das técnicas do bordado, a emblemática trajetória de mulheres que se destacaram nas artes, nas ciências, na cultura.
Acima de tudo, elas se tornaram inesquecíveis por se reconhecerem no desejo de exercer, até o limite, a própria condição humana. Quebraram tradições, criticaram injustiças, propuseram mudanças, transformaram a realidade. Deixaram marcas pelo seu caráter excepcional, corajoso, visionário, por terem tantas vezes observado o modo de se tecerem as horas, até que se tornassem referência para as atuais e futuras gerações.
Por sua vez, ao escolherem as linhas, os tecidos e os pontos de seus bordados de agora, os talentosos artistas das agulhas nos ensinam que, na vida, é preciso decidir sobre as cores de cada dia.
Ao tomar contato com este primor de publicação, o leitor bem poderia aceitar o convite para mergulhar nos encantos do bordado e no enfrentamento dos desafios de seu tempo – coletivos ou singulares – para assim também poder, cada vez mais, fazer com arte o próprio destino. Por que não?
Anabea Cerisara - SP

Chiara Viscomi - SP

Daniella Michelin - MG

Jaci Ferreira - SP

Lucia Higuchi - SP

Luciana Spina - SP

Maria Beatriz Cabral de Moura Coutinho - SP

Olga Celestina Durand - SC

Olinda Evangelista - SC

Paulo Oliveira - SP

Silvia Zanatta - SC

Sonia Beltrame - SC

Suely Galli - SP

Usha Roig - SC

Vilma Simas - SP


- See more at: http://paginacultural.com.br/artes/mulheres-de-outrora/#sthash.wIzR0s6r.dpuf

Nenhum comentário: