segunda-feira, 23 de março de 2009

Exposição: Sônia Beltrame - desenhos







Essa é a primeira exposição do Blog Palavra Bordada! E começamos com um "às"...

Os desenhos são de Sonia Beltrame, que faz essa maravilha com nanquim sobre papel, cuja dimensão é de 60x42 cm.

Sonia é uma professora do Curso de Pedagogia da UFSC que pinta e borda!
A pintura vocês estão vendo aqui, belíssimas. Antes dela, Sonia trabalhou com panos, agulhas e linhas. E com o tempo dedicou-se a outras formas artísticas... Ela sempre teve um bicho-carpinteiro como companheiro!

Esses desenhos são de 2008. Nesse ano ela estudou com o artista plástico Fernando Lindote no Centro Cultural Arquipélago e participou de uma exposição no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.

Também participou junto com o Grupo Respigar, do qual é fundadora, e o Roda de Bordado de várias exposições. As fotos são de Karina Zen.

Espero que apreciem!!!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Bordados da Guatemala








"Os bordados feitos pelas índias guatemaltecas são simplesmente lindos, fiquei deslumbrada. Há muita variedade e essa gente não tem medo de usar cores. Cada comunidade indígena - e são dezenas - tem a sua roupa típica, caracterizada por seu próprio bordado e cores. São motivos geométricos, pássaros, flores... uma beleza! Lá, encontrei também os bordados de conteúdo político, as arpilleras, denunciando os horrores da guerra dos anos 80, quando a população indígena ficou no meio do conflito entre guerrilheiros e exército". (2010)

Alice Giraldi